Informe-se sobre as novas regras do PIS para o próximo ano

Para os trabalhadores que têm direito ao PIS, é de suma importância que se mantenha informados sobre as novas regras PIS do 2021. Anualmente o Governo Federal juntamente com a Previdência Social, aplicam mudanças neste benefício concedidos aos trabalhadores. Neste post, entenda detalhadamente como funcionam as novas regras do PIS 2021!

O que é o PIS?

A sigla PIS é usada para o nome Programa de Integração Social. De forma mais clara, este é um benefício concedido pelo Governo Federal juntamente com a Previdência Social, juntamente com a Caixa Econômica Federal.

Muitas pessoas costumam confundir o PIS com o PASEP. Diferentemente do segundo benefício, o PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, tendo como seu principal objetivo estimular esses trabalhadores à participarem ativamente dos serviços que prestam nas empresas.

Além disso, o pagamento deste benefício visa também oferecer uma melhor qualidade de vida, já que para a maioria dos beneficiários, o valor do PIS equivale a mais um salário mínimo no ano vigente.

Assim como vários outros benefícios concedidos pelo Governo Federal aos trabalhadores brasileiros, o PIS também vem sofrendo algumas mudanças. Algumas dessas mudanças não estão agradando a classe trabalhadora, já outras tem sido aceitada pelos mesmos.

Confira abaixo, as principais novas regras PIS 2021 que já estão em vigor:

Tempo trabalhado para ter direito ao valor total do PIS:

Antigamente, bastava trabalhar apenas 30 dias para ter direito de receber o benefício integralmente. Agora, com a adoção da Lei 13.134/15 o PIS será pago de forma semelhante ao 13º salário, ou seja, proporcionalmente aos meses trabalhados.

Entenda melhor:

  • Com as novas regras do PIS 2021, para receber o valor total do PIS, ou seja, o salário mínimo completo, é necessário que o beneficiário tenha trabalhado todos os meses do ano. Caso contrário, receberá apenas o valor proporcional.
  • Com as novas regras PIS 2021, quem tem direito ao benefício?
  • Assim como os demais programas do Governo Federal, para ter direito ao PIS o trabalhador precisa estar enquadrado em algumas regras.

O principal requisito para receber o PIS 2021 é trabalhar em uma empresa de iniciativa privada. Mas além disso, é necessário preencher outros critérios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *